Ministro Luiz Fux eleito presidente do Tribunal Superior Eleitoral







Buscar

Twittar com @portalespiaso Compartilhar o artigo no Twitter Compartilhar a matéria no FaceBook Compartilhar o artigo no G+

Data do post: 07/12/2017 - 18:10

Ministro Luiz Fux eleito presidente do Tribunal Superior Eleitoral

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi eleito nesta quinta-feira (7), por 6 votos a 1, para a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A eleição de Fux ocorreu por meio de uma votação secreta em urna eletrônica.


Foto: Fellipe Sampaio / SCO / STF


Luiz Fux assumirá o comando da Corte eleitoral em fevereiro do ano que vem, sucedendo o ministro Gilmar Mendes. “Eu tenho a espinhosa missão de substituir duas excepcionais gestões, a do ministro Toffoli e a de vossa excelência [Gilmar Mendes] e creio em Deus que estarei à altura do exercício dessa missão”, declarou.

Fux ficará na presidência do tribunal eleitoral por apenas 6 meses, até agosto de 2018, mês em que se encerra o mandato dele na Corte. Pelo critério de antiguidade – que é a regra usada na sucessão dos presidentes do TSE –, a substituta de Luiz Fux será a ministra Rosa Weber.

Ao se manifestar depois da eleição de Fux, Gilmar Mendes disse que, como ao longo de 2018 a Corte terá três presidentes, será necessário um trabalho integrado para garantir uma “transição tranquila”.

“Teremos que fazer esse trabalho de maneira bastante integrada, mas todos nós estamos absolutamente tranquilos que o tribunal continua em boas mãos”, enfatizou.

Segundo a assessoria do Tribunal Superior Eleitoral, a posse do futuro presidente da Corte deve ocorrer em 6 de fevereiro.





Espia aqui também
Justiça nega pedido para afastar Segovia do comando da Polícia Federal
Exército teme ‘politização’ de pedidos de socorro em ano eleitoral, como uma 'banalização' do uso das tropas
Meirelles diz acreditar na aprovação da reforma da Previdência ainda este ano
Senado deve fazer esforço concentrado para votar projetos na área de segurança