Amazonas terá UBS fluviais em 17 municípios







Buscar

Twittar com @portalespiaso Compartilhar o artigo no Twitter Compartilhar a matéria no FaceBook Compartilhar o artigo no G+

Data do post: 26/12/2017 - 06:31

Amazonas terá UBS fluviais em 17 municípios

Dezessete municípios do Amazonas vão receber mais de R$ 32 milhões para a construção de novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) fluviais, segundo divulgou a Secretaria de Estado de Saúde (Susam). O investimento é resultado de trabalho de articulação da Susam com os governos federal e os municipais.


Foto: Divulgação.


Os 17 municípios para onde a verba vai ser destinada se habilitaram para receber os incentivos por meio da portaria nº 3.410, de 13 de dezembro de 2017, no âmbito do Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde (UBS) aos Estados e aos Municípios da Amazônia Legal e Pantanal Sul Matogrossense.

Ao todo, cada município contará com R$ 1.889.450,00 para a construção das unidades. São eles: Amaturá, Boca do Acre, Caapiranga, Codajás, Guajará, Ipixuna, Itapiranga, Japurá, Juruá, Manaquiri, Maraã, Nova Olinda do Norte, Santa Izabel do Rio Negro, São Sebastião do Uatumã, Tapauá, Urucará e Urucurituba.

“No caso do Amazonas, a Susam foi responsável em qualificar e preparar os municípios, com suporte técnico e de documentação, para que pudessem se habilitar e participar da portaria”, destaca o secretário de Estado de Saúde, Francisco Deodato.

Os serviços das UBS fluviais serão gerenciados pelas prefeituras de cada município. As unidades oferecem vacinação, curativos, pré-natal, exames preventivos, testes rápido de HIV, Sífilis e Hepatite, além de atendimento odontológico e clínico. Caso o paciente necessite de atendimento de alta e média complexidade, ele é encaminhado ao hospital da rede estadual de saúde, na sede do município, onde são atendidos casos de maior gravidade.

Atualmente, 15 municípios já contam com o atendimento de saúde básica fluvial. São eles: Anamã, Barreirinha, Beruri, Borba, Humaitá, Itamarati, Manacapuru, Manicoré, Novo Airão, Parintins, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tonantins, Lábrea e Coari. Em Santo Antônio do Içá, a unidade está passando por adequação. Devem ser inauguradas ainda unidades em Barcelos, Careiro da Várzea, Pauini e Uarini.

Estão em construção UBS fluviais para Benjamin Constant, Careiro Castanho, Fonte Boa, Itacoatiara, Jutaí, Maués, Nhamundá e São Gabriel da Cachoeira, além de duas unidades para atender a zona rural de Manaus.


*Com informações da assessoria de imprensa




Espia aqui também
Mutirão dermatológico gratuito no Alfredo da Matta atenderá 700 pessoas neste sábado (2)
Casos de leptospirose aumentaram 33% no Amazonas em 2017, segundo a FVS
Espia aqui dois chás poderosos para tirar ansiedade
Os adolescentes mais infelizes são aqueles que passam muito tempo no celular, aponta estudo