Celular é mais sujo que banheiro Espia só a nojeira







Buscar

Twittar com @portalespiaso Compartilhar o artigo no Twitter Compartilhar a matéria no FaceBook Compartilhar o artigo no G+

Data do post: 08/01/2018 - 07:47

Celular é mais sujo que banheiro! Espia só a nojeira

Segundo estudo da Universidade de Surrey, Inglaterra, os smartphones, contêm até 18 vezes mais micro-organismos causadores de doenças do que as descargas das privadas que você usa! Isso mesmo menino!



A pesquisa, realizada por estudantes de Bacteriologia com seus próprios aparelhos, revelou altas taxas de Staphylococcus aureus, bactéria capaz de provocar infecções generalizadas. Outro trabalho constatou que um em cada cinco telefones possui bactérias com potencial de provocar distúrbios.

Outro estudo da Universidade de Londres mostrou que 92% dos celulares do Reino Unido estão contaminados por micro-organismos, e que um em cada seis aparelhos têm contaminações ligadas a uma higiene pessoal ruim.

O nível de contaminação dos celulares foi comparado ao de tampas sanitárias e maçanetas de portas!


Como ele é contaminado?

“Empresta o celular?” Pronto, lá vai seu fiel companheiro para as mãos da outra pessoa que você não tem a mínima ideia de como está a higiene das mãos. Atitudes simples como essa são corriqueiras, mas raramente paramos para pensar por quantos lugares sujos o aparelho celular pode passar.

Cair no chão, ser deixado na pia do banheiro, no porta-treco do carro, na bolsa, na mesa do shopping… As bactérias e fungos estão presentes em muitos lugares e para passar ao celular leva apenas alguns segundos.

No meio urbano, composto por um grande fluxo de pessoas (em supermercados, cinemas etc), todas as superfícies podem ser recipientes dos mesmos micro-organismos que habitam os celulares.

Para Carolina Cipriano, médica da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Badim,  o número elevado de bactérias nos celulares é a constante manipulação. “As mãos são cheias de bactérias e, como quem tem smartphone está sempre com ele na mão, acaba passando os organismos para o aparelho”, afirma ela.



Uma vez contaminado, também contamina as mãos, orelhas, boca e por onde mais passar. E é aí que mora o perigo, pois os germes podem provocar doenças.


O que essa contaminação causa em você?

“Se o micro-organismo presente em sua superfície for nocivo à saúde e após o contato da mão no aparelho essa mesma mão for levada à boca, e tiver alguma lesão, pode haver uma contaminação”, explica o biomédico Igor Cruz. Ainda segundo Cruz, alguns desses micro-organismos podem provocar dermatite e até intoxicação alimentar.

A Staphylococcus aureus pode provocar infecções no corpo, aponta Carolina. “Os maiores problemas são infecções na pele”, diz. Normalmente, o micro-organismo se infiltra na corrente sanguínea através de ferimentos e cicatrizes. As doenças provocadas variam de infecções e doenças contagiosas, muito comum em crianças, até infecções generalizadas nas pessoas. 


Como evitar?

"As dicas são as de sempre. Lavar as mãos antes e depois de todas as refeições, ao chegar em casa e após usar o banheiro”, aconselha Cipriano.






Manter limpos os locais mais comuns que ele fica, como a mesa do escritório, criado-mudo e bolsa, também é uma boa medida. Há quem use capinhas próprias para os celulares para preservar o aparelho e também sua limpeza, porém, de acordo com o especialista, não existe referência de que esse tipo de material ajuda na prevenção do crescimento microbiano. “Se a capinha também não for lavada periodicamente pode se tornar um veículo de crescimento bacteriano, igual ao celular”, afirma o biomédico Cruz.


Passo a passo da limpeza. Como fazer?



1. Desligue o aparelho.

2. Retire a capa traseira.

3. Embeba, sem encharcar, uma toalha limpa, algodão ou papel absorvente em álcool isopropílico (álcool 70%).

4. Passe na parte traseira, local da bateria. Se necessário, use um cotonete para limpar as sujeiras mais difíceis de alcançar.

5. Embeba, sem encharcar, uma toalha limpa, algodão ou papel absorvente em um copo de água com 3 gotas de detergente.

6. Passe no resto do celular e enxugue com uma toalha limpa ou papel absorvente seco.

7. Repita a operação.

8. Aguarde 15 minutos para que o resíduo do álcool evapore.

9. Remonte o aparelho e pode ligá-lo em seguida.

 

Depois daqui cuide bem da limpeza do seu celular e muito cuidado onde vai colocar ele!


*Redação Alto Astral
O Dia
Consultoria: Igor Couto da Cruz, biomédico
Imagens:Divulgação.




Espia aqui também
Você sabe o que é bromidrose?
Alunos poderão treinar pelados em nova academia de Manaus. Mensalidade deve custar cerca de R$150,00
O que é Jequitiranabóia?
Sua cama pode ser o local mais sujo da casa. Espia isso!