Menino com raiva humana é curado em Manaus; Há apenas 5 casos de cura registrados no mundo







Buscar

Twittar com @portalespiaso Compartilhar o artigo no Twitter Compartilhar a matéria no FaceBook Compartilhar o artigo no G+

Data do post: 10/01/2018 - 11:53

Menino com raiva humana é curado em Manaus; Há apenas 5 casos de cura registrados no mundo

O Ministério da Saúde confirmou a cura do adolescente Mateus Castro, 14 anos, que contraiu raiva humana em Barcelos, município a 401 Km de Manaus. O caso de sobrevivência é o segundo já registrado no Brasil, ocorrendo apenas um em 2008, no estado de Pernambuco.


Foto: Divulgação.


No mundo, existem relatos de apenas mais três outros casos de cura: dois nos Estados Unidos, em 2004 e 2011, respectivamente, e um outro na Colômbia, em 2008. Este último faleceu por outras causas associadas após a cura.

Segundo o Ministério, o caso registrado no Amazonas teve o mesmo protocolo de atendimento usado na cura do paciente de Pernambuco. O adolescente foi submetido ao protocolo de Milwaukee, com uso dos medicamentos Biopterina e Amantadina.

No entanto, a pasta informou que ainda não recebeu todos os relatórios neurológicos do jovem amazonense, "de modo que não há como avaliar ainda quais as condições e prognóstico de recuperação".

Dois irmãos de Mateus morreram porque também contraíram raiva humana após ataques de morcegos na Zona Rural de Barcelos.

Segundo o infectologista Antônio Magela, da Fundação de Medicina Tropical (FMT), a diferença de Mateus para os irmãos pode ter sido a internação precoce, logo após o aparecimento dos primeiros sintomas.

Mateus vai continuar em tratamento por pelo menos mais quatro meses. Ele terá uma equipe multidisciplinar de reabilitação para tratar as sequelas motoras e na fala. O jovem deu entrada na Fundação de Medicina no dia 2 de dezembro, com sintomas de febre e formigamento nas mãos, e saiu da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) na segunda, 8.






Espia aqui também
Polícia prende jovem acusado de roubar casas em Careiro da Várzea, no Amazonas
Linda e mortal: Espia aqui os ataques ocorridos no Amazonas por essa fera
Mulher morre lançada da moto para debaixo de caminhão, em Manacapuru
Índios matam jovem de 22 anos por causa de maconha, em Manaquiri, no Amazonas. Ossada foi encontrada