Sobe para 5 o número de casos suspeitos de sarampo em Manaus







Buscar

Twittar com @portalespiaso Compartilhar o artigo no Twitter Compartilhar a matéria no FaceBook Compartilhar o artigo no G+

Data do post: 11/03/2018 - 15:09

Sobe para 5 o número de casos suspeitos de sarampo em Manaus

Subiu para cinco o número de casos suspeitos de sarampo em Manaus, sob investigação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O mais recente foi identificado na manhã deste sábado, 10. Todos são crianças, dois meninos e três meninas, com idades entre quatro meses a um ano.


Imagem: Divulgação.


Pela idade, as crianças ainda não são imunizadas contra a doença. O Ministério da Saúde preconiza a aplicação da primeira dose da vacina tríplice viral (VTV) a partir de um ano de idade, apenas.

A Semsa informou que faz o acompanhamento dos casos e iniciou imediatamente a ação de bloqueio, que consiste na investigação de todo o percurso feito pelo paciente, e que começa dois dias antes da notificação.

Na manhã de sábado, 10, técnicos do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) e Núcleo de Imunização, ambos do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (DEVAE), do Distrito de Saúde Norte (DISA Norte) e da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) estiveram reunidos para traçar a estratégia de "varredura" em todo o território de abrangência do distrito, uma intensificação vacinal que deve começar ainda essa semana.

A ação incluiu o mapeamento de toda a área, definindo os quarteirões e suas dimensões, para que as equipes da Semsa façam o trabalho de vacinação casa a casa.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a zona Norte de Manaus tem cerca de 500 mil habitantes. Os casos em investigação ocorreram no Santa Etelvina (2), Monte das Oliveiras (2) e Comunidade São João, no KM 04 da BR-174 (1).



*Com informações G1




Espia aqui também
Caso de sarampo em Roraima teve origem na Venezuela, diz Ministério da Saúde
Mutirão dermatológico gratuito no Alfredo da Matta atenderá 700 pessoas neste sábado (2)
Saiba quais são as doenças que o Facebook pode causar
Espia aqui 10 coisas que pessoas saudáveis fazem antes das 9 da manhã