São disponibilizadas 30 mil doses de vacina contra sarampo em Manaus







Buscar

Twittar com @portalespiaso Compartilhar o artigo no Twitter Compartilhar a matéria no FaceBook Compartilhar o artigo no G+

Data do post: 13/03/2018 - 12:35

São disponibilizadas 30 mil doses de vacina contra sarampo em Manaus

Trinta mil doses da vacina contra o sarampo estão disponíveis para a população de Manaus. A informação foi confirmada pela Fundação de Medicina Tropical (FMT), na tarde desta segunda-feira, 12. A vacinação pode ser feita em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. No Amazonas, seis casos suspeitos estão sob investigação.



Imagem: Divulgação.


De acordo com o infectologista da Fundação de Medicina Tropical, Dr. Antônio Magela, a orientação é que as pessoas que não têm vacinação comprovada procurem uma unidade de saúde para serem imunizadas.

"Indica-se a vacinação para crianças que têm um ano de idade. A primeira dose é dada aos 12 meses, com reforço aos 15 meses. E os adultos até 29 anos, que não tenham sido vacinados, podem também fazer duas doses, uma no dia zero e outra no dia 30. Pacientes acima de 30 anos fazem apenas uma dose, aqueles que não têm imunização comprovada", explicou.

"Nós temos hoje, no Amazonas, seis casos ainda sob investigação, porque o diagnóstico final dessa doença é laboratorial, então ele necessita ser feito de uma sequência de coletas de material biológico para se fazer o exame adequado. Não se tem uma situação de surto no Amazonas", afirmou.

A atenção maior é para a possibilidade de deslocamento dos doentes para outras cidades próximas, como Manaus. Em Roraima já são 50 casos notificados.

"Nós estamos vivenciando uma situação em que há, de maneira bem conhecida, um surto de sarampo no estado da Venezuela que faz fronteira com o Brasil, especificamente com Roraima e que pessoas doentes estão se deslocando da Venezuela, chegando até Pacaraima, e depois até Boa Vista e de Boa Vista tem a possibilidade deles migrarem para Manaus, subirem o Solimões ou descerem o rio Amazonas", completou.




Espia aqui também
Você sabe o que é a raiva humana?
Mutirão dermatológico gratuito no Alfredo da Matta atenderá 700 pessoas neste sábado (2)
Casos de leptospirose aumentaram 33% no Amazonas em 2017, segundo a FVS
11 problemas que fazem o cabelo cair