Cuidado Sua geladeira pode estar cheia de bactérias







Buscar

Twittar com @portalespiaso Compartilhar o artigo no Twitter Compartilhar a matéria no FaceBook Compartilhar o artigo no G+

Data do post: 04/12/2017 - 10:54

Cuidado! Sua geladeira pode estar cheia de bactérias!

Foto: Divulgação



Todos sabemos que as bactérias gostam, em sua maioria, de ambientes ‘mornos’ para se desenvolverem. Então, na alimentação, por exemplo, sabemos que manter os alimentos aquecidos a temperaturas que atinjam ao menos 60º C, podem evitar que muitas dessas bactérias se proliferem.

Da mesma forma manter os alimentos na geladeira ou no freezer faz com que a temperatura fique mais baixa evitando que as bactérias que possam existir na comida se multipliquem. No entanto, há algumas delas que têm hábitos diferentes, que suportam baixas temperaturas e, sobrevivem dentro de nossa geladeira e, até, do freezer, que atinge temperaturas ainda mais baixas, em torno de 18ºC negativos.

A principal dessas bactérias é a Listeria monocytógenes. Essa listéria habita nossa geladeira e pode ficar nas paredes internas da mesma, nos líquidos e também nos alimentos. Mesmo as geladeiras limpas podem contê-las.

Se a geladeira estiver suja por dentro e/ou ficar muito tempo sem ser limpa, a chance de ter muitas bactérias Listeria monocytógenes é, proporcionalmente maior. A doença causada pela listeria é a listeriose. Além de bactérias, alguns fungos também podem viver dentro da geladeira (aquela mancha preta que fica na borracha da porta) é causada por fungos. Portanto, limpe com frequência sua geladeira e sempre armazene os alimentos tampados.

Na geladeira pode acontecer 'a contaminação cruzada', quando um alimento contaminado com micro-organismos, sendo os mais comuns a carne e o peixe, acaba contaminando outro alimento que seja consumido cru, podendo causar doenças como a gastroenterite.

Exemplo de contaminação cruzada? A carne crua descoberta, dento da geladeira, e a salada pronta para o consumo ao lado. Mesmo que eles não se toquem a própria circulação do ar dentro da geladeira pode transferir os micro-organismos da carne para a salada!

Como limpar a geladeira – Semanalmente: Um pano úmido com detergente neutro é suficiente, mas não precisa exagerar na quantidade de detergente; ou de dois em dois meses: Use uma solução de água morna com bicarbonato de sódio, na proporção de 500 ml de água para 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

A melhor forma de guardar os alimentos na geladeira para que durem mais tempo, sem correr o risco de serem contaminados por outros, é colocar tudo sempre limpo e organizado dentro da geladeira.

Existem bacias, embalagens e caixas organizadoras que podem ser usadas dentro da geladeira que podem ajudar a manter os alimentos por mais tempo, além de evitar sua contaminação. Mas além disso, cada embalagem deve estar sempre bem fechada e nada deve ficar exposto.


Fonte: Tua Saúde




Espia aqui também
O que causa o chulé? Espia aqui!
Você dá a descarga com a tampa do vaso aberta? Espia só como fica o teu banheiro.
Cuidado! Sua geladeira pode estar cheia de bactérias!
O que é Jequitiranabóia?