Não limpar direito o aparelho ortondôntico pode acumular bactérias nocivas







Buscar

Twittar com @portalespiaso Compartilhar o artigo no Twitter Compartilhar a matéria no FaceBook Compartilhar o artigo no G+

Data do post: 27/12/2017 - 17:03

Não limpar direito o aparelho ortondôntico pode acumular bactérias nocivas

Menina, espia só isso...

Uma limpeza insuficiente dos aparelhos ortondônticos pode levar a uma acumulação de micróbios potencialmente patogênicos, alerta um estudo do UCL Eastman Dental Institute, no Reino Unido, publicado na revista da for Society for Applied Microbiolog, “Letters in Applied Microbiology”.

 


Foto: Divulgação.


Neste estudo 50% dos aparelhos dentários analisados apresentaram acumulação de micróbios potencialmente patogênicos, fato que leva os investigadores a sugerirem um maior empenho da ciência no desenvolvimento de produtos para limpeza.

A equipe, liderada por Jonathan Pratten, analisou amostras das bocas de pessoas que não usavam aparelhos ortodônticos, ou que usavam um dos dois tipos mais comuns. Os aparelhos móveis oferecem um risco maior de contaminação, já que são frequentemente retirados da boca.

A boca humana é repleta de diferentes tipos de bactérias, algumas das quais são importantes para promoverem a saúde oral. Mas os cientistas procuram a presença de microrganismos que normalmente não deveriam estar dentro da boca, dando destaque à Candida e ao Staphylococcus aureus resistente à meticilina (SARM) (um fungo e uma bactéria, respectivamente, que podem ser perigosas para pessoas com o sistema imunológico comprometido e que são altamente resistentes aos fármacos).

Verificaram que estes microrganismos estavam presentes em 66,7% e 50% dos dois tipos de aparelhos usados. Estas bactérias também foram encontradas nas bochechas e nas línguas dos participantes que usavam aparelhos.

“Com a crescente consciencialização que o público tem das infecções adquiridas em ambientes hospitalares é importante que também esteja alerta para outros ‘reservatórios escondidos’ potenciais de bactérias nocivas que podem causar problemas”, disse, em comunicado, o líder do estudo.

Os investigadores alertam para a importância de uma boa higiene oral. Recomendam a quem usar aparelho dentário para que lavem as mãos antes e após a sua colocação e para que realizem uma escovagem cuidadosa.

 


*ALERT Life Sciences Computing, S.A.



Espia aqui também
Alunos poderão treinar pelados em nova academia de Manaus. Mensalidade deve custar cerca de R$150,00
Você sabe do que é feita a salsicha? Espia só
O que é Jequitiranabóia?
Celular é mais sujo que banheiro! Espia só a nojeira